-
Arquitetos: Wutopia Lab
- Área: 925 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:CreatAR lmages
Uma pérgula de tela esmeralda, vagando como um dragão,
Aqui estão as partes mais frágeis de mim, mas também as mais duradouras.
Walt Whitman
Em março de 2024, a Pérgola da Tela Esmeralda, semelhante a um dragão errante, projetada pelo Wutopia Lab, foi oficialmente revelada no Parque Ecológico da Ilha Bogong em Wuxi, China.
A Pérgola da Tela Esmeralda é uma característica arquitetônica importante nos jardins clássicos chineses. Geralmente construída com bambu ou madeira, consiste em corredores, pavilhões e paredes sem telhado. Plantas trepadeiras são cultivadas para cobrir as paredes e os telhados ao longo do tempo. Esse design não só cria um ponto focal visual que integra a natureza ao espaço, mas também promove uma série de atividades culturais relacionadas às flores, tornando-se um símbolo cultural significativo presente em pinturas tradicionais chinesas. No entanto, por ser uma estrutura temporária, além das treliças de flores, muitas outras partes desapareceram nos restos dos jardins clássicos.
A Ilha Bogong possuía uma treliça de aço coberta com glicínias e rosas, estendendo-se por 1,2 quilômetros. Com o tempo, ela se deteriorou e se tornou insegura, exigindo reconstrução. O Wutopia Lab usou a forma de penas das folhas como modelo para criar várias combinações de estruturas de parede e telhado ao longo dos 1,2 quilômetros. Essas estruturas abrem, fecham, ficam independentes, se sobrepõem e até mesmo desaparecem, transformando o design anteriormente monótono do corredor de treliça. A vibrante interação de luz lembra uma Dança do Dragão, daí o nome "Pérgola da Tela Esmeralda, semelhante a um dragão errante".
A estrutura do corredor é feita de aço redondo e coberta com malhas de aço pintadas de branco para permitir que as plantas subam. Antes que as plantas comecem a subir, essa estrutura cria uma aparência semelhante à névoa, em meio à paisagem deslumbrante.
Decidi projetar um pavilhão de flores para servir como entrada tanto para o corredor quanto para o parque. Da mesma forma, empilhei as malhas de aço branco em forma de penas camada por camada para criar uma estrutura central, sem teto. Este seria meu Panteão semi-transparente. Sua conclusão também marcará a grande reabertura do Parque Ecológico da Ilha Bogong.
A fase atual, que inclui a Pérgola da Tela Esmeralda branca e transparente e o pavilhão de flores, é a primeira etapa do projeto. Na segunda etapa, as plantas vão começar a subir pelo corredor, transformando-o em uma estrutura verde. Já na terceira etapa, as flores irão florescer, com várias cores de hera, jasmim, rosas, madressilva e glicínias desabrochando sucessivamente. Assim, essa estrutura vibrante, semelhante a um dragão errante, ganhará vida, parecendo pronta para voar em seu ambiente natural. Isso representa o compromisso do Wutopia Lab em modernizar de forma inovadora os designs tradicionais usando materiais e formas contemporâneas.
Esta é a grama que cresce onde quer que haja terra e água...
Walt Whitman